Treinamento de Informatica

Concurso TJ-MG 2017: dicas de planilhas eletrônicas e editores de texto

Notícias – TJ-MG – NÍVEL MÉDIO – 2017 – Folha Dirigida

 

Sobre planilhas, o professor destaca a importância de entender os conceitos de célula (“quadrado” formado pelo cruzamento entre linha e coluna), planilha (conjunto de células) e pasta de trabalho (arquivo contendo as planilhas). “Geralmente, o arquivo tem uma ou mais planilhas”, explica Luciano.

Extensões de arquivos são temas pertinentes, segundo professor

 

Outras informações que o professor considera importantes são as extensões de arquivos. Ele lista: .xls, .xlsx e .xltx (arquivo modelo) para o Microsoft Excel, mais .ods e .ots (modelo) para o LibreOffice Calc. “Hoje, podemos salvar um arquivo .html, .pdf ou .xps pelo próprio programa. O Office 2010 já salva pdf e os 2013 e 2016 abrem, editam e salvam”, comenta.

O último conceito explicado em planilhas é o de funções, os comandos que ativam ações no programa, como explica Luciano. Ele exemplifica as funções MÉDIA e MED, que significam, respectivamente, média e mediana. As funções devem ter as células envolvidas delimitadas por “:”, que significa “até”, ou “;”, que significa “e”.

O professor destaca ainda atalhos de alinhamento de texto nos editores Microsoft Word e LibreOffice Write. Enquanto ambos utilizam os atalhos “ctrl+j” pra justificar e “ctrl+e” para centralizar, os atalhos de alinhamento lateral se diferem: o alinhamento à esquerda se ativa por “crtl+g” no Word e “ctrl+l” no Writer, enquanto “crtl+g” no Word e “ctrl+r” no Writer ativam o alinhamento à direita.

Publicado em: Folha Dirigida, 04/07/2017

Autor: Professor Luciano Antunes

8 de dezembro de 2017

0 respostas em "Concurso TJ-MG 2017: dicas de planilhas eletrônicas e editores de texto"

Deixe uma mensagem

TREINAMENTO DE INFORMÁTICA © 2017. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. CRIAÇÃO E DESENVOLVIMENTO: PÁGINAS E APLICATIVOS

DIREÇÃO: PROFESSOR LUCIANO ANTUNES

www.agenciapaginaseaplicativos.com.br