Treinamento de Informatica

Informática para Concursos – Computação em Nuvem

Computação em Nuvem

 

Os Estados Unidos durante a década de sessenta, com a criação da primeira rede de computadores, o governo americano passou a ter uma grande preocupação com relação a vazamento de informações por causa da Guerra Fria.

A solução encontrada foi o crescimento de uma nova era de dados a Internet com o Protocolo TCP/IP e HTTP que nos permite visualizar textos e transferir arquivos por download e upload com protocolo FTP.

O mundo na década de noventa, com o crescimento das interfaces gráficas, se baseia na utilização de navegadores para acesso as informações e a visualização de imagens, vídeos e até ouvir sons em conexões de alta velocidade, banda larga.

Hoje em tempos modernos o computador não precisa mais ser potente ou ter grande capacidade de armazenamento porque através da internet a informação passou a transitar em tempo real. Iniciou então o uso de softwares para internet sem necessidade de instalação pois rodam através dos navegadores.

Atualmente a informação é mais valorizada com portabilidade, de qualquer computador, e mobilidade, de qualquer lugar.

Utilizamos a Internet para diversas atividades como pesquisas de conteúdos em páginas, jogos, compras, e-mails, comunicação, estudo e ainda armazenamento de dados, utilização de serviços, softwares, etc.

Surgiu então a computação em nuvem (Cloud Computing) que é a pratica de utilizar programas, serviços e armazenamento em nuvem (Cloud Storage) através da Internet.

A Google, Apple, IBM e a Microsoft em 2002 foram as percursoras na criação de serviços e utilizações de computação na nuvem, desenvolvendo editores de texto, planilhas eletrônicas, programas de correio eletrônico e agendas. Tudo funciona On-line, sem instalação ou download de programas para o computador.

A computação em nuvem utiliza computadores e servidores compartilhados e espalhados no mundo todo em grandes centrais de armazenamento de dados chamados data centers.

Neste novo modelo de computação que oferece serviços através da nuvem e todos os servidores, redes aplicações e outros elementos relacionados com data centers estão disponíveis para os usuários via Internet.

A computação em nuvem vem agregando valor para cortar custos operacionais nas empresas e permitir aos departamentos de TI dar maior atenção em projetos do que pensar nos Data center.

As aplicações são ilimitadas, executam praticamente todos os programas que um computador normal rodaria. Webmail (Hotmail, Gmail, Yahoo Mail), Discos virtuais (Google Drive e OneDrive), sites de armazenamento e compartilhamento de fotos ou vídeos (Flickr e Youtube).

Artigo Publicado na Folha Dirigida On Line / 2017.

Autor: Professor Luciano Antunes

8 de dezembro de 2017

0 respostas em "Informática para Concursos - Computação em Nuvem"

Deixe uma mensagem

TREINAMENTO DE INFORMÁTICA © 2017. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. CRIAÇÃO E DESENVOLVIMENTO: PÁGINAS E APLICATIVOS

DIREÇÃO: PROFESSOR LUCIANO ANTUNES

www.agenciapaginaseaplicativos.com.br