Treinamento de Informatica

Informática para Concursos – Funcionamento de Sistemas de Navegação na Web

Funcionamento de Sistemas de Navegação na Web

O serviço de navegação em páginas da web foi criado na Europa na década de oitenta onde através de um arquivo de texto em HTML visualizamos diversos tipos de mídias, hipermídias como áudio, vídeo e imagem, através de um browser.

Os browsers, navegadores, são programas que permitem a visualização de conteúdos carregados pelo protocolo HTTP e o HTML a linguagem de Programação base onde são criadas as páginas e pode incorporar diversas outras linguagens como ASP, PHP, Java e .NET.

Uma página web são na verdade hipertextos formados por hyperlinks, ou seja, lugares que você clica com o ponteiro do mouse e é levado a outro ponto, host, do site ou em outro local ou mídia. Já a homepage é considerada a página principal de um site, enquanto página inicial é a principal do navegador configurada pelo usuário.

A medida que navegamos todos os sites são registrados no histórico, pasta que lista sites visitados pelo browser, porém ao ativarmos a navegação privada nenhum arquivo temporário, ou pequenos códigos gravados na máquina como cookies de usuários, senhas, pesquisas ou compras serão armazenados.

Sempre que usamos a Internet, ou um software com recursos habilitados para a Internet, informações sobre nosso computador (“informações padrão do computador”) são enviadas aos sites visitados e aos serviços online utilizados.

Informações padrão do computador incluem o endereço IP do computador, o tipo e o idioma do navegador, tempos de acesso e endereços de site de referência.

Essas informações podem ser registradas nos servidores Web desses sites. As informações que são registradas e como elas são usadas dependem das práticas de privacidade dos sites que você visita e dos serviços Web que costuma utilizar.

Por isso todo cuidado com informações na web se fazem necessário, devemos avaliar com cuidado as informações divulgadas em nossas páginas web, redes sociais e blogs. Elas podem ser usadas para: aplicar golpes de engenharia social, obter informações, atentar contra a segurança do computador e atentar contra nossa segurança física;

Deveríamos manter nosso perfil e dados privados sendo mais seletivos ao aceitar seus contatos e cuidadosos ao se associar a grupos e comunidades.

Artigo Publicado na Folha Dirigida On Line / 2017.

Autor: Professor Luciano Antunes

8 de dezembro de 2017

0 respostas em "Informática para Concursos - Funcionamento de Sistemas de Navegação na Web"

Deixe uma mensagem

TREINAMENTO DE INFORMÁTICA © 2017. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. CRIAÇÃO E DESENVOLVIMENTO: PÁGINAS E APLICATIVOS

DIREÇÃO: PROFESSOR LUCIANO ANTUNES

www.agenciapaginaseaplicativos.com.br